segunda-feira, 7 de novembro de 2016

TOP: CAVALEIROS DE OURO MAIS FORTES E PODEROSOS (Lista séria, fundamentada e sem fanatismo)




E aí, macacada;
Pra quem não sabe, eu sou um cara meio nerd. Não tanto a ponto de caçar Pokemón e colecionar bonequinhos (prefiro colecionar carros antigos), mas o suficiente pra formar uma pequena coleção de revistas em quadrinhos e mangás e, ainda, criar e desenhar alguns personagens. E dentre minhas obras preferidas, está Saint Seiya. Sim, eu sou putinha do Masami Kurumada.
Depois de um bom tempo escrevendo e analisando, finalmente chegou a hora de publicar o post que mais vai ter polêmica e comentários de gente desocupada (como eu) nesse blog: a famigerada LISTA DOS CAVALEIROS DE OURO MAIS FORTES da série Os Cavaleiros do Zodíaco.
Antes de mais nada, eu quero deixar claro que esta lista é COMPLETAMENTE IMPARCIAL, e foi feita com base em uma apuração minuciosa e depois de muito ler e reler e analisar detalhadamente os aspectos de cada cavaleiro e, ainda, tentar entender a cabeça do Kurumada (!!!) ao elaborar os níveis de força e poder dos cavaleiros de ouro.
Para elaborar esta lista, levei em conta somente A OBRA ORIGINAL, o mangá escrito pelo próprio criador da série, deixando de fora o anime e os Spin-offs por não fazerem parte do cânone oficial dos personagens, uma vez que estes levam em conta a interpretação de outros autores, que não o criador original da série. Porém, utilizei os Spin-offs para efeito de efeito de complementação e ratificação do cânone oficial já estabelecido pelo autor da obra.
E outra; na criação da lista, não criei conjecturas absurdas para justificar a força de um ou outro personagem. Me prendi somente ao que está na obra, interpretando as situações de forma lógica e sem fanatismos. Então, por favor, não me venham com idiotices nos comentários.
Sem mais delongas, vamos à lista, começando pelo cavaleiro mais fraco e terminando pelo mais forte.
12 – MÁSCARA DA MORTE DE CÂNCER


Nem sei o que falar do Máscara da Morte. É o cavaleiro de ouro mais fraco de todos. Isso é consenso. Ele é tão fraco entre seus pares que se utiliza da sua força para subjugar e humilhar somente inimigos mais fracos que ele. Possui uma técnica que deveria ser fatalista e mortal, mas que foi facilmente superada na série em praticamente todas as ocasiões em que foi utilizada. Por isso, acho que, apesar da natureza do golpe, a capacidade do próprio cavaleiro de expandir o cosmo é baixa. Farelo pra ele.

11 – AFRODITE DE PEIXES
  




Afrodite de Peixes é um merda. Mas nem tanto por ser “fraco”, como dizem. Ele é um cavaleiro que foi porcamente utilizado na obra. Seus golpes, apesar de não terem o impacto destrutivo de uma Explosão Galáctica, por exemplo, em termos de eficácia e variações, são bastante interessantes. E poderiam ser mais bem explorados, mas não foram. Muito por conveniência roteirística.
          Pra começar, suas rosas (os três tipos) têm potencial pra fazer um grande estrago nos inimigos, desde que bem utilizadas. O problema é que, na série, elas NUNCA foram bem utilizadas. Então, ou o cavaleiro de peixes é burro a ponto de não saber nem mesmo explorar as suas próprias técnicas, ou ele é fraco mesmo e não possui capacidade de expandir seus cosmo pra utilizar seus golpes de forma decente. Ou ainda (o mais provável), o escritor da série simplesmente não soube explorar as técnicas e a capacidade do personagem de forma adequada.
 Pra terminar, essa paquita azulada morreu praticamente com um único golpe desferido pelo Shun de Andrômeda e, por isso, alguns citam Afrodite como o Cavaleiro de ouro que possui a menor resistência dentre todos. Mas eu penso que a resistência em si está mais ligada à armadura de ouro do que ao próprio personagem. Ou então, Máscara da Morte seria o mais resistente de todos, pois ele foi metralhado de porrada pelo Shiryu na casa de Câncer, e no fim ficou praticamente ileso, graças à proteção da armadura de ouro (como ele próprio afirmou). Por isso, acho que Afrodite morreu dessa forma bem ridícula e rápida por pura falha de roteiro, e não por ter uma resistência baixa, uma vez que todos os cavaleiros de ouro possuem resistência mais ou menos equivalente, devido à proteção das armaduras de ouro. Mas é lógico que a obstinação do personagem ajuda, e muito, na sua resistência a golpes. E isso personagens como Saga e Aiolia possuem de sobra, ao contrário de Afrodite, que nunca demonstrou muita obstinação em suas lutas.

10 – ALDEBARAN DE TOURO


Pois é... esse é o cavaleiro mais injustiçado da série. Acho que, assim como eu, Masami Kurumada não gosta muito de brasileiros.
        Aldebaran de Touro, apesar de ser um cavaleiro interessante, sempre foi utilizado com conveniências do roteiro. E virou saco de pancadas, tanto no mangá, como no anime. Toda vez que surgia um novo personagem na série, Aldebaran era utilizado para fins comparativos e de estabelecimento de poderes do novo personagem, fazendo o cavaleiro de Touro levar cacete e enfodecendo o outro. Isso ocorreu com Sorento, no mangá, com Bado (ou Shido, não lembro) no anime, e, por fim, com os espectros na saga de Hades.
Pra completar, Aldebaran não chegou nem mesmo a enfrentar Saga e os outros em Hades. Ele foi morto antes, por um espectro intermediário. Morreu sem nem ao menos ter tido uma luta decente, somente por conveniências roteirísticas. Uma pena, pois o cavaleiro de Touro não é fraco, não. Não chega a figurar entre os mais fortes, mas é um cavaleiro de ouro intermediário.
Aldebaran de Touro é o mais forte, fisicamente, dentre os dourados. E seu golpe “Grande Chifre” é um dos que possuem o maior impacto destrutivo da série, se aplicado com toda a fúria e poder. O problema é que o golpe só foi aplicado dessa forma uma vez na série. E justamente quando Aldebaran morreu. Mas, nessa oportunidade, ele foi capaz de, simplesmente, pulverizar um espectro.

Enfim, o cavaleiro de Touro, apesar de não ser fraco, foi extremamente mal explorado e mal utilizado na série. Poderia render muito mais.

09 – SHURA DE CAPRICÓRNIO





Shura, o cavaleiro de capricórnio, é, sem dúvidas, o melhor combatente corpo a corpo de todo o mangá original. Sua excalibur pode ser aplicada de praticamente qualquer ângulo. Somado a isso, junto com Aiolia e Milo, eu o considero um dos três cavaleiros mais ágeis e velozes entre os dourados. E a excalibur é bem poderosa. Shiryu usou esse golpe contra alguns inimigos e, certa vez, durante a saga de Poseidon, foi capaz de cortar ao meio a armadura de um general marina com um único golpe.
       O problema é que eu nunca vi, na obra, Shura usando a excalibur de forma efetiva contra inimigos tão poderosos quanto ele. E, quando tentou, fracassou. Mú escapou da excalibur se teleportando e Shaka escapou fiocando etéreo e, de quebra, ainda ia acertar um contragolpe no cavaleiro de capricórnio, o que não ocorreu somente graças à intervenção de Camus. Tudo bem, ele tem no currículo a vitória sobre o cavaleiro de Sagitário, mas essa luta nunca foi mostrada no mangá original, apenas no anime e no Episódio G. Por isso, nunca se soube direito e de forma oficial, como e em que circunstancias se desenrolou essa luta. E, além disso, não sei se por limitações do próprio cavaleiro, eu nunca vi muita evolução e variações da excalibur na série. No Episódio G, Shura aplica uma variação do golpe interessantíssima numa luta contra Saga (que venceu de forma ardilosa, mais uma vez), ao usar a excalibur cortando todo o espaço físico ao seu redor, em cubos. Faltou isso no mangá original dos cavaleiros.
       Os spin-offs, principalmente o mangá Episódio G: assassino, deram uma pequena enfodecida em Shura, mas na obra original ele não tem uma participação relevante e efetiva. E não demonstrou, contra inimigos mais fortes, nenhuma efetividade. Por isso, fica na nona posição.
       Aí vem neguinho falar que Shura venceu Aiolia no desenho CDZ Alma de Ouro. Caras... primeiro: é um spin-off, que não faz parte do cânone oficial. E, em se tratando de um spin-off anime, produzido pela Toei, eles sempre utilizam meios de dar mais dramaticidade a determinados personagens. Segundo: aquele contra quem Aiolia lutou não era o Shura, cacete. Era uma ILUSÃO, feita especificamente para lidar com o cavaleiro de Leão e que SE FORTALECIA com os sentimentos negativos dele. E, como Aiolia possuía dúvidas e sentimentos negativos em relação ao Shura por este ter matado seu irmão Aiolos de Sagitário, ficou difícil pro cavaleiro de Leão lutar contra algo que se alimentava da sua própria fraqueza. Mas se a luta fosse contra o cavaleiro real, não acredito que Aiolia perdesse, não. Principalmente pelo maior potencial do cavaleiro de Leão.


08 – MILO DE ESCORPIÃO 


Muita gente vai chiar aqui, mas a verdade é que Milo de Escorpião, analisando a obra, está à frente de Shura de Capricórnio. O problema é que Milo é um dos cavaleiros mais injustiçados no anime (perdendo somente pro pobre do Aldebaran), tendo sido muito enfraquecido pra impactar positivamente outros personagens. Por exemplo, na primeira aparição de Milo, ao ser convocado pelo grande mestre, Aiolia interviu e disse que derrotaria o cavaleiro de escorpião ali mesmo. No anime, Milo solta um “o quê?!”, bastante espantado, o que enfodeceu o Cavaleiro de Leão. Mas no mangá, Milo apenas desdenha do desafio de Aiolia, com um leve sorriso. E, ainda, na Ilha de Andrômeda, o anime colocou Milo tomando um cacete de um cavaleiro de prata, Albion, mestre de Andrômeda. Esse fato NUNCA ocorreu no mangá. O anime desmoralizou demais o cavaleiro de escorpião.
Mas o principal, que serviu pra enfraquecer esse cavaleiro de forma definitiva, foi a derrota fragorosa pra Saga de Gêmeos na batalha de Hades. Caras, pensem bem: Milo não foi derrotado. Essa luta ficou empatada. Saga levou várias agulhadas, caiu, se contorceu, levantou e continuou lutando. Milo levou uma explosão galáctica na cara, caiu, se contorceu, levantou e continuou lutando. Simples assim. Mas o nome Saga tem muito peso e muito enfodecimento. O anime impactou mais as ações do cavaleiro de Gêmeos nessa luta. E tem mais: Milo estava dividindo suas agulhadas entre três adversários. Se ele as tivesse direcionado somente ao Saga, duvido que ele tivesse conseguido contragolpear, pois Milo, se lutar contra um adversário somente, consegue aplicar todas as suas agulhas de uma só vez, o que já o incapacita em apenas um movimento. Isso compensa o fato de que a Explosão Galáctica não atingiu Milo com toda a sua potência.
E as pessoas não percebem uma coisa sobre Milo. Seu golpe Antares é fatalista. Acertou, já era. E mais: eu não lembro de nenhum cavaleiro que tenha conseguido se desviar ou defender a sua agulha escarlate. É um golpe muito efetivo. E esse é o motivo pelo qual Milo está à frente de Shura. O cavaleiro de Capricórnio, lutando contra outros cavaleiros de ouro (adversários tão fortes quanto ele), não conseguiu atingir NENHUM com a sua excalibur. Mú se teleportou e Shaka se desviou ficando etéreo e singrando entre as dimensões. Apenas Aiolos, supostamente, foi atingido pela excalibur, mas isso sequer é mostrado no mangá, e muito menos as circunstancias da luta em si. Percebem o quanto a Agulha Escarlate é um golpe efetivo contra os inimigos?


Os críticos desse cavaleiro dizem que a Agulha Escarlate é um golpe fraco e fácil de resistir pra contragolpear. Dizem isso baseado, principalmente, na luta contra Saga (explanada acima). Mas não é bem assim. Se aplicada contra um só inimigo, com todas as agulhadas disparadas de uma só vez, o golpe é devastador e brutal. O problema é que essa situação específica nunca foi explorada no mangá. Percebem como Milo é mal desenvolvido na obra?
Enfim, na obra original, Milo é um cavaleiro foda, sim. O anime que avacalhou com ele, infelizmente. E eu, particularmente gosto desse cavaleiro. O cara é destemido e não segue ordens nem mesmo da própria deusa Atena, se lhe der na telha. Possui um golpe bastante efetivo e que nunca foi evitado ou defendido por nenhum dourado e, de quebra, é muito ágil e veloz.
       
07 – CAMUS DE AQUÁRIO

 


Camus de Aquário está, na minha opinião, praticamente empatado com Aiolia e com Mú de Áries. Mas cada um com a sua especialidade. Muitos o consideram um dos mais fortes dourados, e é interessante observar como esse cavaleiro tem um certo apelo entre os fâs da série. Seu golpe Execução Aurora é, de fato, muito poderoso e mortal. Isso fora as outras variações das suas técnicas de gelo. Camus está um degrau acima de Shura de Capricórnio, pela natureza e variedade das suas técnicas, e pelos seus feitos. Seu grau de desestruturação atômica é mais elevado que o do cavaleiro de capricórnio. É bem verdade que ele não possui feitos tão notáveis na obra original, mas mesmo assim seu poder é digno de nota e é capaz de causar um bom estrago no inimigo. Empatou com Hyoga de Cisne, seu discípulo, em uma luta-aula bem bacana. Na saga de Hades, foi mais eficaz do que Shura, tendo atacado (com sucesso) Mú de Áries e conseguido congelar o joelho de Shaka na luta na casa de virgem durante a peregrinação dos três cavaleiros renegados pelas 12 casas. Mas, depois que caiu vítima do tesouro do céu do cavaleiro de Virgem, não conseguiu reagir aos ataques de Aiolia e de Milo de Escorpião, ao contrário de Saga de Gêmeos (o mais forte e persistente do trio).  Os spin-offs da série, na minha opinião, não mudaram seu status quo. Apenas ajudaram a sedimentar seu apelo entre os fãs.

06 – MÚ DE ÁRIES




Mú de Áries é um cavaleiro que, apesar de bastante comedido, é extremamente poderoso. Além de sábio, possui uma vasta gama de habilidades defensivas e/ou ofensivas. É o cavaleiro dourado com o maior domínio de telecinese. Sua técnica defensiva, o Muro de Cristal, é tão poderosa quanto o Khan de Shaka, sendo capaz de repelir praticamente qualquer golpe (tem que ser um golpe muito do aloprado pra atravessar o muro). Ele também pode se teleportar e possui dois golpes de ataque: a Extinção Estelar (que não serve pra nada), um golpe onde Mú acumula seu cosmos e o libera na forma de choquinhos brilhantes e purpurinados que cercam o inimigo e o mandam pra puta que o pariu; e a Revolução Estelar, onde Um libera sua cosmo-energia na forma de feixes de luz que têm a aparência de milhares de estrelas caindo do céu e estraçalhando o adversário.
Mú ficou considerado depois que meteu um cacete em Afrodite de Peixes e Máscara da Morte de Câncer. Mas chutar cachorro morto é fácil. Depois, quando encarou Saga e os outros, levou muita porrada. Mas, de qualquer forma, vencer dois cavaleiros de ouro, por mais fracos que sejam, é um feito e tanto. E demonstra também a variedade e a extensão das habilidades de Mú, possuindo ótimas técnicas. E essas são as características que o fazem ser tão temível. Mú também é um cavaleiro sábio e comedido, o que dá a ele uma perspectiva se ser um dos mais inteligentes da série. E, além disso, ele conhece as armaduras e sua nuances como ninguém, o que dá a ele uma baita vantagem se for lutar contra outros cavaleiros (ou não, isso não foi muito explorado na série clássica).
O cavaleiro de Áries foi bastante enfodecido nos spin-offs da série. Passou a ser visto como um “sábio fodão”, mas a verdade é que, analisando a obra principal, acho que suas habilidades, apesar de vastas, ficaram um pouco aquém das expectativas.
Eu fiquei em dúvida sobre quem era mais forte pra colocar em quinto lugar da minha lista, se Mú de Áries ou Aiolia de Leão. Acho que Mú é um cavaleiro mais completo, dominando uma gama maior de técnicas de cosmo. Mas Aiolia, por outro lado, é mais rápido e ágil, melhor lutador no corpo a corpo, além de ter mais “sangue nos olhos” e um golpe físico mais destrutivo que Mú. Pelo menos no mangá clássico.
Na minha opinião, uma luta entre os dois começaria com Mú em vantagem inicial, até pela maior variedade de suas habilidades, mas com Aiolia equilibrando o páreo posteriormente, para então ambos entrarem em uma guerra de mil dias. Essa é minha opinião pessoal. Mas, analisando a obra escrita por Kurumada, verifiquei algumas nuances da história que me fizeram concluir que Aiolia provavelmente é mais forte, pelo menos no mangá clássico. Primeiro: ambos lutaram contra Saga e, quando Aiolia lutou contra ele, em ambas as ocasiões Saga se surpreendeu com a intensidade do poder do leonino. Já na luta contra Mú, o cavaleiro de Áries sequer representou ameaça pro Saga. E ainda apanhou fácil de Shura e Camus. Segundo: na luta contra Radamanthis, Aiolia conseguiu dar trabalho, mesmo com somente 10% de seu cosmo, enquanto que Mú não conseguiu fazer praticamente nada. Terceiro: Mú penou pra vencer espectros intermediários. Teve um trabalhão pra vencer Myu de Borboleta, um espectro intermediário cujo poder nem se compara ao de um Juiz do inferno, e também suou muito pra vencer o espectro Niobe de Deeb, que matou Aldebaran de Touro (na verdade, o próprio cavaleiro de Áries admite que perderia a luta se não fosse pela centelha de cosmos de Aldebaran que lhe disse como evitar o golpe do espectro), enquanto que Aiolia humilhou um espectro intermediário, Raimi de verme (que foi bastante enfraquecido no spin-off Lost Canvas, mas que na obra original era tão forte quanto os espectros que lutaram contra Mú). Então, analisando pelo lado da obra em si, Aiolia aparenta ser mais forte, apesar da gama de habilidades maior do cavaleiro de Áries. Mas na minha opinião pessoal, daria empate.

 
05 – AIOLIA DE LEÃO  


Esse é meu personagem preferido em toda a série. E não apenas por ser o cavaleiro que representa o meu signo, mas por tudo o que ele representa.
Ele cresceu sendo subestimado por todos no Santuário por ser irmão de um traidor e, para provar que era melhor que Aioros, Aioria treinou sozinho, aprendendo a controlar a essência do cosmo, o sétimo sentido, atingindo a velocidade da luz e tornando-se o Cavaleiro de Ouro de Leão em pouco tempo.
Aiolia de Leão não é tão refinado quanto os outros cavaleiros. Ele é justo, bondoso, mas se for preciso, parte pra porrada fácil, fácil pra defender aquilo em que acredita. E peita qualquer um, sem medo. Talvez por isso tenham estragado esse cavaleiro que, na obra original, é um dos melhores personagens de toda a série, além de ser um dos mais fortes.
        O problema é que Aiolia, infelizmente, sofreu do chamado “efeito Seiya”. Quando começaram a criar um monte de Spin-offs da série, o cavaleiro de Leão acabou virando arroz-de-festa. E isso trouxe efeitos muito nocivos ao personagem. Virou um Seiya de ouro. E por isso muita gente passou a não gostar de Aiola. Chato, e que precisa apanhar um bocado pra depois elevar seu cosmo e vencer o adversário no final (nos spin-offs). Igualzinho ao Seiya. E como lutas entre dourados são, em regra, curtas e rápidas, os roteiristas fizeram ele apanhar de todos os dourados nos spin-offs (menos do máscara da morte. Mas também...).
        Mas, analisando a obra original, escrita pelo Kurumada maconheiro, nela Aiolia é muito forte. Forte mesmo. Peitou de frente os mais poderosos cavaleiros de ouro sem medo algum e não ficou atrás. Empatou com Shaka de virgem e encarou Saga por duas vezes (na primeira, a luta estava em equilíbrio total até a intromissão de Shaka, e na segunda foi atrapalhado por Mú de Áries, que deu tempo pro Saga se recuperar e, na sequência, defender um soco de cosmo de Aiolia – no anime transformaram esse soco de cosmo em um Relâmpago de Plasma, o que enfodeceu o Saga e enfraqueceu o Aiolia da obra original). E, nas suas duas lutas contra Aiolia, Saga sempre se surpreendeu com a intensidade do poder do leão (diferente de quando Saga lutou com Mú, por exemplo, onde desdenhou do poder do Cavaleiro de Áries).
Como eu disse antes, Aiolia não é um cara refinado. Seus golpes são destruição pura, sem frescura. E seu domínio sobre o cosmo é tamanho que ele consegue variar a seu bel prazer a potência e a velocidade dos seus golpes especiais. E o poder destrutivo dos seus golpes é enorme, sendo capaz de pulverizar armaduras por completo. Em sua primeira luta no mangá, ele nocauteou Seiya, que estava protegido pela armadura dourada de Sagitário, com apenas um golpe. E na sua segunda luta com Seyia, Aiolia quebrou a perna dele com apenas um soco. Uma fratura física dessa natureza, no cânone geral de uma série mangá, é algo bastante impactante. Na sua luta contra Shaka, empatou, mas ambos estavam em pé de igualdade até aquele momento. De qualquer forma, derrubar Shaka com o impacto de seu golpe não é pra qualquer um.
Os críticos do cavaleiro de leão dizem que seus golpes são muito “básicos”, por serem somente golpes “físicos” e derivados de energia (como se os golpes da maioria dos cavaleiros de ouro não envolvessem somente energia). Mas não é bem assim. Aiolia se utiliza desses golpes nas suas lutas por serem os mais práticos e eficazes em batalhas rápidas. Mas o cavaleiro de Leão é bem mais desenvolvido do que “apenas ataques físicos básicos”. Sua capacidade de manipulação e expansão de energia e desintegração atômica está entre as maiores da série CDZ. Seus golpes podem evoluir a ponto de criar a força da “supernova”, conforme dito por Saga quando ele afirma que somente três cavaleiros conseguiam alcançar esse nível de poder – Gêmeos, Virgem e Leão. Além do mais, Aiolia demonstrou ter um bom domínio de telecinese, quando somente com a força da mente arremessou Seiya e Shina do hospital, e, ainda, poderes curativos somente com o uso de seu cosmo. Isso mostra o quanto o Leão dourado é poderoso e que a real extensão das suas habilidades vai muito além de simples ataques físicos de energia.
Outro acontecimento citado por muitos pra dizer que esse cavaleiro não é forte é o fato de que o merdão do Cassius consegui segurar Aiolia e, ainda, atingi-lo com um abraço esmagador, tendo sido preciso vários socos de Aiolia para que o Cavaleiro de Leão conseguisse se desvencilhar de Cassius. E, pra um cavaleiro de ouro, ter trabalho pra se livrar de um cara tão fraco como Cassius é vergonhoso. Mas isso só ocorreu no anime, pra dar uma maior carga dramática no episódio. No mangá, Cássius não chega nem perto de sequer conseguir atingir Aiolia, que apenas sorri debochando do ataque ridículo do gigante e o segura sem o menor esforço.
Vamos falar agora das características desse cavaleiro.
No mangá clássico, seus golpes são a Cápsula do Poder e o Relâmpago de Plasma, ambos golpes de energia (concentrada e difusa). Nos spin-offs foi revelado que a energia utilizada para a aplicação dessas técnicas era o domínio sobre o poder do trovão.
Aiolia também é considerado o mais veloz e ágil cavaleiro de ouro (junto com Shura de capricórnio). Seu nome vem do grego Aeolia (ᾈολία), Ilha dos Ventos, Ilha Eólia, e o cavaleiro de Leão carrega no nome sua característica de mobilidade.
E cabe, ainda, ressaltar uma característica do Cavaleiro de Leão que o faz ficar entre os mais fortes da lista. Enquanto que Shaka possui o cosmo mais abrangente, e Saga possui o cosmo potencialmente mais destrutivo dentre os dourados, Aiolia é o que possui o maior potencial evolutivo. Isso sempre foi notório em toda a trajetória deste cavaleiro. Começou como um moleque que era treinado por seu irmão mais velho, o qual, por sua vez, era tido como um dos mais fortes e respeitados cavaleiros na sua época. Com a acusação de traição do irmão, Aiolia passou a treinar arduamente com o objetivo de se tornar mais forte que o irmão (na minha opinião, conseguiu) e limpar seu nome, mesmo sofrendo humilhações, às vezes, por parte de pessoas muito inferiores a ele. Com tudo isso, Aiolia conseguiu, sozinho, se tornar um dos Cavaleiros de Ouro mais fortes. E isso não é pouca coisa, principalmente se feito sem nenhum mestre, e se considerarmos o nível de desenvolvimento necessário pra se tornar um cavaleiro. E essa característica é reforçada em todos os spin-offs da série.
E, por fim, ele possui duas características importantíssimas (talvez as mais importantes) em um cavaleiro: obstinação e vontade extrema de vencer. Características essas superadas, talvez, somente por Saga de gêmeos. Isso é demonstrado quando os cavaleiros Mú, Milo e Aiolia, foram aos portões do inferno enfrentar Radamanthis. Na ocasião, mesmo contando com apenas 10% do seu cosmo por conta da barreira de Hades, Aiolia foi o único dentre os três dourados que conseguiu dar trabalho para o juiz do inferno mais poderoso, e não desistiu até ser arremessado no buraco que levava ao estádio do time do Paysandú.



04 – AIOLOS DE SAGITÁRIO 




Esse cavaleiro é motivo de discussão até hoje. Nunca foi demonstrado a real extensão dos seus poderes e, o pouco que foi mostrado, não foi nada assim tão impressionante. Mas ele sempre foi dito pelo criador da série, Masami Kurumada (que é sagitariano) que ele era um dos dois mais poderosos cavaleiros da sua geração. Talvez até fosse, quando morreu, pois a maioria dos cavaleiros de ouro era jovem, sem poder plenamente desenvolvido. Ele era poderoso e sábio a ponto de ser indicado ao posto de grande mestre do santuário, o que já é um bônus pro currículo do cara. Mas, sinceramente, pra mim, Aiolos nunca foi tão forte assim. Eu realmente acho que seu irmão mais novo, Aiolia de Leão, conseguiu lhe superar e ficar mais forte. Se essa lista fosse pessoal (e se eu puxasse o saco pro meu signo), Aiolia de Leão estaria na frente de Aiolos. Mas como eu desenvolvi esse ranking com base em uma análise apurada nas minúcias da obra, resolvi colocar Aiolos de Sagitário na quarta posição. Kurumada é sagitariano. E eu realmente não consigo imaginar, em uma luta escrita por ele, o cavaleiro de Leão vencendo o de sagitário. Por isso ele fica na frente no ranking. Mas somente por roteirismo do criador da série mesmo. Acho Aiolia mais forte.
            Analisando bem, Aiolos era, sim um cavaleiro forte. Perdeu pro Shura de Capricórnio em condições nunca mostradas no mangá (somente no anime foi mostrada a luta), mas presume-se que tenha lutado em condições extremamente desfavoráveis, pois estava já ferido por Saga, e em fuga, levando um bebê a tiracolo. No mangá, nunca teve nenhum golpe mostrado, exceto quando utilizou a flecha da armadura de Sagitário. No anime, foi mostrado o golpe Trovão Atômico, que é uma versão da Cápsula do Poder de Aiolia. Nos spin-offs Aiolos nunca empolgou muito, apesar de algumas demonstrações de poder (no mangá CDZ Episódio G Assassin, ele dá um cacete no Shura e no Aiolia juntos, mas esse é um spin-off, e neles Aiolos é muito enfodecido). Isso demonstra a imensa dificuldade em analisar e ranquear o nível de poder desse cavaleiro. Mas como a armadura de sagitário é tida como a mais poderosa, como ele foi mestre de Aiolia e, teoricamente, lhe ensinou (pelo menos no início) a desenvolver seus golpes, e como ele é tido no mangá original como um dos mais poderosos (apesar de nunca ter mostrado isso de forma concreta), havendo toda uma lenda em cima dele como um dos mais fortes, ele fica na quarta posição.

KANON DE GÊMEOS – É nessa posição, empatado com Aiolia de Leão,  que eu colocaria Kanon, o irmão maligno de Saga. Ele teve uma participação fodástica na saga de Hades, ao derrotar com extrema facilidade vários espectros intermediários e ao arrebentar o Juiz do Inferno considerado o mais forte de todos (que eu nem acho tudo isso): Radamanthis. Além disso, ao sentir o cosmo de Kanon, Milo admitiu que Kanon era tão forte quanto ou mais forte que o cavaleiro de escorpião. Mas Kanon, ao contrário do que muitos dizem, não é tão forte quanto seu irmão, Saga. Kanon é mais fraco. Foi derrotado por Saga duas vezes. E Ikki de Fênix, que lutou com os dois, também afirmou isso ao receber o golpe de Kanon. Isso fora que Ikki conseguiu defender a explosão galáctica de Kanon usando apenas as mãos.


03 – DOHKO DE LIBRA



É pacífico que Dohko de Libra é poderosíssimo. Todos falam isso. No mangá, isso é afirmado várias vezes, apesar de que o cavaleiro de Libra não foi visto em ação de forma adequada na obra original, tendo entrado em ação somente uma vez, na Saga de Hades e, mesmo assim, não se viu muita coisa. 
É um cavaleiro da geração anterior, sendo que, na geração anterior, pelo menos no início da história, ele não estava entre os mais fortes. Nem no Lost Canvas (Spin-off) e nem no Next Dimension (escrito pelo Kurumada - cânone oficial da obra). Mas ele se tornou forte a ponto de, durante a saga de Hades, ser capaz de empatar com Shion de Áries que, pra mim, é um cavaleiro tão poderoso quanto Saga de Gêmeos.
Seu golpe Cólera dos Cem Dragões dispõe de uma quantidade avassaladora de cosmo, além de que a sua armadura possui várias armas, para defesa e para ataque. Eu acho a armadura de ouro mais legal do anime, e uma das mais bonitas. Isso fora a sua vasta experiência em combate.
         Sem dúvidas, merece estar entre os mais fortes da lista. 

02 - SAGA DE GÊMEOS  


  Saga de Gêmeos é um aloprado da porra. O cara é extremamente forte e não brinca em serviço. Possui a técnica mais destrutiva dentre os cavaleiros de ouro, além de dominar técnicas de controle mental, expansão dimensional e ilusões. Além disso, é o cavaleiro mais “queixo de ferro” entre os dourados. Ele aguenta muita porrada antes de cair. Na verdade, durante toda a série ninguém conseguiu derrubar esse cara definitivamente. Somente ele mesmo, quando se matou (arrebentando sua própria armadura de ouro, numa incrível demonstração de poder físico). Saga também é um grandessíssimo filho da p&%@. É extremamente calculista e não tem medo de “lutar sujo” (como quando atingiu Aiolia de Leão por trás com o Satã Imperial) e usar de ardil para alcançar seus objetivos, o que só o torna mais perigoso. Aliado a tudo isso, Saga é o cavaleiro com mais apelo de “senhor fodão” da série, graças ao seu poderoso golpe Explosão Galáctica, além da própria pose de fodão em si.
Saga foi, sem dúvida nenhuma, o cavaleiro mais enfodecido de todos nas versões anime da obra original. No mangá, ele era forte, sim, mas nem tanto. Quando lutou contra Ikki e Seiya no final das 12 casas, ele foi duramente atingido pelos dois cavaleiros de bronze, em várias ocasiões. E, inclusive, teve a sua toda-poderosa explosão galáctica superada pelo cavaleiro de pégasus (que já estava bastante baqueado depois de passar pelas 12 casas) e, mesmo contando com a proteção da armadura de ouro, caiu praticamente inconsciente, dando tempo de suficiente para Seiya pegar o escudo de Athena e extinguir de uma vez por todas o espírito maligno de Saga, que se matou. No anime, Saga ficou muito mais fodão. Ele não foi derrotado por Seiya, torturou o coitado e ainda resistiu a um meteoro de pégaso aplicado com a união dos cosmos dos cavaleiros de bronze e, de quebra, ainda chamou todos os cavaleiros de ouro sobreviventes pra porrada!!! Enfodecimento completo.
Mas, mesmo no mangá original, Saga é muito forte, sim. Além dos golpes e da pose, ele é um cavaleiro extremamente obstinado em cumprir seus objetivos, como visto principalmente na saga de Hades. Seu golpe mais poderoso, a Explosão Galáctica, merece um parágrafo a parte. Não há golpe com maior poder de destruição entre os 12 cavaleiros de Ouro. Saga utiliza o poder da Supernova pra aplicar esse golpe. Em dado momento, no Episódio G (spin-off) Saga afirma que somente ele, Shaka e Aiolia conseguiam dominar essa força destrutiva. Alguns afirmam que, quando bem aplicada, essa técnica é capaz de pulverizar o inimigo. Não acho que chegue a tanto. Dizem isso baseado na luta com Ikki de Fênix, que teria sido pulverizado (à primeira vista). Mas na verdade, fênix não foi pulverizado na ocasião, foi mandado pra outra dimensão pela potência avassaladora do golpe (acho que o impacto distorceu o tempo-espaço). Mas, de qualquer forma, mesmo quando executada com imperfeição, seu poder é absurdo (conforme pôde ser visto contra Milo de Escorpião). É um golpe praticamente indefensável. Que eu me lembre, somente Seiya de Pégasus conseguiu sobrepujar a Explosão Galáctica no mangá, com o seu cometa de Pégaso (pois é, fãs de Saga; Isso aconteceu mesmo...), e Ikki conseguiu defender a técnica aplicada por outro cavaleiro e, mesmo assim, não foi nada fácil. Acho que, dentre os dourados, somente Shaka e Mú possuem técnicas capazes de lidar diretamente com todos os golpes de Saga.
Seus outros golpes demonstram domínio nos campos cerebral / mental, ilusório e dimensional. São o Satã imperial, com poder suficiente pra dominar a mente de um cavaleiro do porte de Aiolia de Leão, e o Outra Dimensão. Saga também é capaz de criar ilusões muito poderosas, lesionar o cérebro do seu adversário, comprometendo seriamente os seus cinco sentidos básicos, além de ter uma mania muito feia de defender os golpes dos outros somente com as mãos. Enfim; é um cavaleiro apelão, com um imenso poder destrutivo, um excelente domínio em várias áreas do cosmo e que também possui uma obstinação pra alcançar seus objetivos fora do comum. Isso tudo aliado a uma pose maior que a de um ministro do STF fazem de Saga um cavaleiro poderosíssimo e o mais admirado pelos cuequinhas criados a leite e ovomaltine. 


SHION DE ÁRIES – Aqui fica também Shion de Áries. Shion é extremamente poderoso e domina várias áreas de luta e variação de cosmo. No mangá, demonstrou grande poder ao dominar com extrema facilidade seu discípulo Mú, ao empatar com Dohko de libra e ao dar um cacete básico nos quatro cavaleiros de bronze (Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun) juntos. Ele é como se fosse um Mú de Áries turbinado. Domina as mesmas técnicas de Mú, só que com poder superior.



01 – SHAKA DE VIRGEM 




Sim; em primeiro lugar vem ele. O aquele que é considerado o homem mais próximo de Deus. Shaka de Virgem. A Barbie dourada.
            Dentre todos os cavaleiros, é o que possui o maior cosmo, sem dúvidas. Não tem o golpe mais destrutivo, mas possui o maior e o mais abrangente cosmo entre todos os dourados. E ele domina toda a extensão desse cosmo com perfeição. E, ainda, é o único cavaleiro de ouro que dominava o oitavo sentido, o que o coloca um nível acima dos demais em termos evolutivos. Shaka é tão evoluído, cosmologicamente falando, que seu aspecto comportamental é muito diferente dos demais cavaleiros (e de todos os seres humanos que existem). Por ser tão próximo de Deus; por ser um ser ilumidado. As noções de existência humanas são vistas por ele de forma diferente dos seres humanos comuns. Isso explica muito de seu comportamento introspectivo, abstrato e, ao mesmo tempo, profundo.
            Em termos de habilidade, ele domina praticamente todas as facetas que um cavaleiro poderia dominar. Pode se teleportar e flutuar, literalmente falando, demonstrando domínio no campo da telecinese e paranormalidade. Na verdade, sua telecinese é a segunda mais desenvolvida entre os dourados. O domínio de Shaka no campo mental é extraordinário. Ele possui elevadíssimo domínio mental (o maior entre todos os cavaleiros), a ponto de que técnicas poderosíssimas de controle e indução mental como o Golpe Fantasma de fênix e o Satã Imperial, simplesmente não funcionam contra ele. Shaka domina também o campo das ilusões. No mesmo nível de Saga de Gêmeos, conforme foi mostrado durante a saga de Hades, quando ele conseguiu enganar por um bom tempo três cavaleiros de ouro com suas ilusões na casa de câncer, até ser descoberto pelo cavaleiro de Gêmeos. E Shaka também possui domínio no campo das dimensões. Ele consegue singrar entre os diversos planos existenciais, inclusive o campo não-existencial, o além vida, comandado por Hades, e ainda mantendo a sua capacidade volitiva (vontade, seus putos).
No campo físico, Shaka também não fica atrás dos demais Cavaleiros dourados. Possui ataques poderosíssimos, além de técnicas de defesa formidáveis. Seu golpe Kahn (imobilidade divina) cria uma esfera protetora de cosmo tão forte, mas tão forte, que os ataques combinados de Saga, Camus e Shura foram capazes somente de fazer um leve arranhão no rosto do cavaleiro de Virgem. E, nessa ocasião, Shaka contra-atacou com uma técnica apenas intermediária, o Ohn (Onda Cósmica), que atingiu os três cavaleiros e quebrou as suas sápuris intermediárias, que eles usavam pra se disfarçar. E olha que esse nem é seu golpe mais forte. Dentre as suas mais diversas técnicas, que envolvem domínio mental, dimensional e ataques físicos ofensivos e defensivos, sua técnica mais poderosa se chama Tesouro do Céu. Vamos a ela.
Shaka é tão foda que ele se priva deliberadamente de um sentido, o sentido da visão, somente para acumular cosmo-energia. De olhos fechados, ele já é forte a ponto de empatar com um cavaleiro de ouro como Aiolia de Leão, por exemplo. Ambos lutaram e ficaram no empate (não, Aiolia não venceu. Empataram.). Mas Shaka não abriu os olhos nessa luta. O problema é que ao abrir os olhos, todo o cosmo acumulado se expande abruptamente, alcançando níveis de poder absurdos. Shaka fica, simplesmente, muito mais forte do que já era de olhos fechados.

Essa é a maior técnica do Cavaleiro de Virgem. O Cosmo que ele acumula mantendo seus olhos fechados (ou seja, privando-se de um de seus sentidos, a visão), explode quando ele os abre, criando um golpe perfeito que une ataque e defesa, pois não dá chances ao adversário de contra-atacar. Ele vai tirando todos os sentidos do oponente um a um, até privar o oponente da sua própria existência física. O cara vira um zumbi, literalmente. Pra quebrar essa técnica, o inimigo teria que superar essa expansão de cosmos, o que é praticamente impossível, porque Shaka acumula muita energia com a privação da visão e isso lhe da uma vantagem definitiva contra o adversário. Tendo uma reserva cósmica acumulada unicamente para a execução dessa técnica, ele não só garante o sucesso na realização da mesma como se previne também a longo prazo do adversário, por alguma sorte, superar seu cosmo cancelando no processo seu último recurso. Ikki de Fênix conseguiu fazer isso ao entender a essência do golpe, privado de todos os seus sentidos, e permitiu, através do Tesouro do Céu, a extração de seus seis sentidos para usar do mesmo recurso contra Shaka. A partir do momento em que superou o cosmo do Cavaleiro de Virgem, os valores se inverterem e aquele que ficou sem ação fora o próprio Shaka.

            Durante a luta no jardim de Virgem contra os três cavaleiros renegados, foi exatamente isso que ocorreu também. Shaka de Virgem, após aplicar o golpe, afirma que a partir daquele momento a trindade não tinha mais possibilidade de vencê-lo, afirmativa a qual entra em conflito com seu comentário momentos antes de usar o Tesouro do Céu, onde reconhece que não tinha mais condições de prosseguir com uma batalha da qual poderia morrer a qualquer momento. Então, como a conversa muda totalmente de figura de um instante para o outro? A resposta se encontra justamente na própria teoria do Tesouro do Céu.
         A partir do momento em que Shaka aciona seu ataque é liberado completamente todo o cosmo acumulado de uma vez e supera individualmente e de maneira definitiva os cosmos de seus adversários. Embora a técnica de Shaka consiga afetar o coletivo seus efeitos são individuais e restringe individualmente os cosmos de cada um dos renegados. Tendo sucesso em sua técnica, assim, não só garante o domínio da batalha como o controle de toda a situação que até instantes atrás não tinha. Foi justamente por esse motivo que Shaka insinua a Exclamação de Athena para a trindade, pois, era o único recurso que poderiam usar para superar o Tesouro do Céu. Nenhum dos três cavaleiros individualmente (incluindo Saga), seria capaz de anular o Tesouro do Céu, nem mesmo com seus golpes mais poderosos. (Leia mais: http://www.quartelcanvete.com.br/news/exclama%c3%a7%c3%a3o-de-athena%3a-a-unica-alternativa-1/). 
Por fim, Shaka também era o único dos dourados a dominar o oitavo sentido, o chamado Arayakishi (acho que é isso...). Despertar esse nível cósmico (Oitavo Sentido) é a única maneira de burlar as leis da morte. O oitavo sentido “aflora pela primeira vez após a morte” e está “além do Sétimo Sentido” em níveis de desenvolvimento cósmico. Se despertando o Arayashiki o indivíduo não fica sujeito às rígidas leis do Mundo dos Mortos é por que, em outras palavras, ele demonstra consciência após a morte. Ou seja; Shaka possui um cosmo tão forte e evoluído que ele simplesmente transcendeu o plano físico, se tornando uno com a própria existência em si. É exatamente esse o significado do oitavo sentido. A nível de comparação, Ilias de Leão e seu filho, Regulus de Leão, atingiram o oitavo sentido e transcenderam o plano físico, se tornando unos com a própria existência. E quando um cavaleiro atinge esse nível de poder, não tem “fodacidade” que possa vencê-lo.


Enfim, Shaka de Virgem é um cavaleiro completo. Nenhum, eu repito: NENHUM cavaleiro de ouro da geração atual possui tanto poder assim. Ele domina simplesmente todas as áreas que um cavaleiro poderia dominar. Está um nível acima dos demais, e essa é a verdade.


A COMPARAÇÃO COM SAGA: Como essa sempre foi uma questão muito polêmica, sobre quem seria o mais forte, vou dedicar um adendo somente a isso.
Vários argumentos são usados pelos fãs de Saga para justificar uma possível superioridade contra o Shaka. E buscar uma resposta através do o criador da série é muito complicado, uma vez que Kurumada é mais cheio de contradições do que mulher de bode. Em uma entrevista (real, não é fake) ele já afirmou que Shaka era mais forte, mas Ikki de Fênix, no mangá Next Dimension (escrito pelo Kurumada)  afirmou que Saga era o mais forte dos cavaleiros. Enfim; cada hora esse puto diz uma coisa. Acho que ele é levado pela modinha do momento, ou então ele menstrua. Por isso, vamos analisar alguns fatos:
1 – Saga é, sim, foda. Muito forte. Ele possui o golpe MAIS DESTRUTIVO dentre todos os dourados, além de ter domínio no campo mental, dimensional e ilusório. Aliado a isso, suas aparições sempre foram pontuais e relevantes na obra. Ele é o cavaleiro que mais possui aquele efeito “Uau!!!” que os fanboys tanto adoram. Esse efeito “Uau!!!” ficou muito maior com os spin-offs e as animações. Tudo isso junto dá um efeito empolgante de “senhor fodão” pra esse cavaleiro. E o telespectador comum, claro, se empolga muito com isso. Shaka, ao contrário, nunca teve esse efeito. Pela própria natureza das suas técnicas, ele, em suas aparições, nunca teve tanto apelo. E, ainda por cima, quem dubla o Saga é o Gilberto Barrolli, que é o dublador mais maneiro de toda a série, dando ao personagem uma voz marcante, potente e imponente. Sério; o Barolli é foda. Então, unindo essas duas coisas (poder destrutivo e efeito “Uau!!!”) o telespectador comum certamente se empolga com o personagem, ajuda a dar mídia pra série, mas nem por isso ele é o mais forte de todos. E ter o golpe mais destrutivo não significa que ele seja o mais forte. E, mesmo assim, há controvérsias práticas a respeito do poderio da EG. Vejam bem; foram necessárias duas Explosões Galácticas para "matar" um cavaleiro de bronze (na verdade, ele não morreu), portanto, protegido pelo nível mais baixo de proteção. A EG chegou a ser usada, num pico de cosmo de Saga, contra Milo devidamente protegido por sua armadura de ouro que cita que seria morto sem o aviso prévio de Mu. A credibilidade dessa afirmação é duvidosa (basta usar o exemplo anterior citado como referencia), mas vai de cada um acreditar ou não. Mas, além de duvidoso um dourado cair para apenas uma EG, Shaka dispõe de uma técnica defensiva, Khan, que pode não ser a maior do mangá, mas não é considerada única e exclusivamente porque não foi posta a prova, já que nunca falhou em proteger o cavaleiro de virgem, na pior das situações lhe rendendo apenas um corte na testa. Contra "apenas" rajadas de cosmo, sim, mas contra três rajadas, uma delas a de Saga que destruiu metade da casa de virgem (que já denota o cosmo do cavaleiro de gemeos e, de acréscimo, mostra o poderio defensivo do Khan e, de acréscimo, destaca o cosmo de Shaka, porque afinal ainda é considerado o maior do santuário [excetuando-se Atena]).
Pra resumir, então, afirmar que a EG mataria Shaka... é possível, é, mas é raso. Muito raso e carece de mais feitos pra isso. Já o Tesouro do Céu de Shaka domina amplamente o cosmo de Saga. Tanto que ele não foi capaz de sobrepujar o ataque do cavaleiro de virgem, a não ser com a Exclamação de Atena. Como eu disse, Saga tem aquela coisa de “senhor fodão” da série, mas Shaka é um cavaleiro mais completo, domina todas as áreas de luta de um cavaleiro. Está um nível acima.
2 – A Sápuris restringia o cosmo de Saga? Não; ela não restringia. A Sápuris é, sim, inferior a uma armadura de ouro em termos de proteção. Mas em nenhum momento Saga e os demais tiveram seus poderes diminuído por usarem as Sápuris. Se Saga tivesse restrição de seu cosmo, ele não iria conseguir atingir e vencer Kanon na casa de Gêmeos; não iria se defender da energia de Mú com tanta facilidade, usando somente uma das mãos; não iria conseguir defender o golpe de Aiolia (no mangá, um golpe de cosmos simples; no anime um Ligthing Plasma) usando as duas mãos; não iria conseguir rechaçar o ataque de Milo de Escorpião... enfim; vários feitos que somente um cavaleiro de ouro com seu cosmo pleno seria capaz de realizar.
3 – Saga estava lutando pra valer contra Shaka? Sim, ele estava. Se Saga estivesse se contendo nas suas lutas contra os dourados, ele não teria atacado pra matar Milo de escorpião (que foi salvo graças a um aviso providencial de Mú, se não me falha a memória...). Saga, quando lutou contra Milo, lutou pra valer; quando lutou contra Mú, lutou pra valer; quando lutou com Kanon, lutou pra valer. E, inclusive, os teria matado pra continuar a sua missão. Em nenhum momento Saga “se segurou” ao lutar contra seus ex-companheiros. Desde o início os cavaleiros renegados sabiam exatamente o significado e o peso da sua missão.
4 – Shaka teve medo de enfrentar Saga durante os treze anos em que este fingiu ser o grande mestre? Não. Shaka não foi enganado por Saga, é verdade. Ele sabia que havia algo maligno (na visão humana) no santuário, apesar de não saber exatamente quem era o grande mestre. Mas não interviu não por ter medo de Saga, e sim por sua própria visão sobre os fatos humanos no universo. Ele diz isso a Ikki durante a luta deles na casa de Virgem. Lembrem que não dá pra julgar os atos e atitudes de Shaka por uma óptica e do ponto de vista humano. Ele é um ser iluminado, um ser divino. Na verdade, é Saga quem demonstrou um certo temor e respeito em relação a Shaka durante várias passagens na série, devido à extensão dos seus poderes.


Por fim, uma pequena explanação que deve permear toda e qualquer comparação entre cavaleiros e suas técnicas: é complicado falar de potência destrutiva como efeito comparativo de força entre os cavaleiros. Por exemplo, Aldebaran de Touro possui um golpe que, se aplicado em toda a sua potência, é avassalador em termos de destruição, a ponto de ter sido capaz de pulverizar um inimigo na série. Já Shura de Capricórnio e Milo de Escorpião possuem golpes que, pela sua própria natureza, não têm esse efeito. Isso significa dizer, necessariamente, que Aldebaran é mais forte que Shura e Milo? De forma alguma. São apenas golpes diferentes, que possuem naturezas e aplicabilidades diferentes. Apenas isso. O problema é que o público médio (na maioria das vezes um pouco burro) adora técnicas de destruição. Claro. Elas têm um impacto visual maior. E quando se transportam essas técnicas pra tela, o apelo é maior ainda. Mas, em termos de EFETIVIDADE, não significa que elas sejam melhores ou que este ou aquele cavaleiro é mais forte simplesmente pela natureza da técnica em si. E é isso o que ocorre com Saga de Gêmos. Ele possui o golpe mais destrutivo dentre os cavaleiros da série. E, na tela, o impacto fica ainda maior, é claro. E isso dá a falsa impressão ao público médio de que ele seja o mais forte. E o pior é que, com o tempo, até mesmo o próprio autor começa a absorver essa tendência do público. Mas o fato é que, em se tratando dos cavaleiros de ouro, dentro da especialidade de cada um e dependendo das circunstâncias de cada batalha, é complicado afirmar quem é mais forte. Imaginemos uma batalha entre Saga de Gêmeos e Milo de Escorpião, por exemplo. Se ambos utilizassem seus golpes físicos mais poderosos, eu acho que nenhum dos dois venceria, apesar do golpe de Saga ser mais impactante. Seria mais ou menos assim: Milo levaria uma Explosão Galáctica na cara que iria lhe arrebentar até o último fio de cabelo (se ainda lhe sobrasse algum). Mas Saga levaria um segundo até perceber que também foi atingido pela Agulha mortal do cavaleiro de Escorpião, e também cairia logo em seguida. Percebem? A natureza das técnicas muda, mas deve-se levar em conta a efetividade em si. Nesse caso, acho que Saga levaria mais vantagem por dominar outras áreas (manipulação mental e distorção dimensional) na aplicação do cosmos. E é aí que Shaka se torna diferenciado dentre os demais cavaleiros de ouro. Justamente por ser o cavaleiro mais completo de todos; por dominar todas as facetas do cosmos e por ser o cavaleiro com a maior capacidade de expansão de cosmos dentre os dourados. Exatamente por isso, ele é capaz de lidar com praticamente todos os ataques (físicos, psíquicos, dimensionais, etc.) de todos os cavaleiros de ouro.




34 comentários:

  1. É bom não esquecer que Shaka queria enfrentar Hades sozinho. Eu queria ter visto essa luta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomaria um pal do caralho, somente saga tem poder para enfrentar um Deus ��

      Excluir
    2. Na verdade, os dois perderiam. Mas, pelo domínio e extensão do cosmos, Hades teria maiores dificuldades em derrotar Shaka do que Saga. E não esqueça que o próprio Hades ficou surpreso ao sentir a intensidade do cosmo de Shaka quando este chegou ao inferno para confrontá-lo.

      Excluir
  2. Saga é superior a Shaka. Fica bem claro que ele não queria matar o Shaka, por isso usou a outra dimensão ao em vez da Explosão galática.

    Quando ele tentou matar o Milo é por que já não tinha mais tempo a perder... e como já tinha matado um, matar dois não faria diferença.

    Enfim, o Shaka tem um cosmo maior sim, mas em uma luta de verdade o Saga levaria. Seus golpes são muito mais destrutivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado essa coisa do Saga ter o golpe mais destrutivo (e pose de fodão também) justificar uma vitória sobre alguém superior a ele. Mas a verdade é que a EG, apesar de ser fisicamente mais destrutiva, não é tão efetiva quanto o Tesouro do Céu. Milo levou uma EG à queima Roupa e levantou pra continuar lutando. Ikki também (ele só foi detido na segunda EG). Seiya superou a EG com seu cometa de Pégasus. Mas é aquela coisa: a galera se amarra em golpes de impacto e personagens com pose de fodão.
      Outra coisa; mesmo que usasse a EG contra o Shaka ao invés da Outra Dimensão, ela não seria efetiva contra o cavaleiro de Virgem. Como eu disse no post, Shaka tem condições plenas de bloquear a EG. Já Saga, ele foi totalmente colhido pelo Tesouro do Céu, junto com Shura e Camus. E ele mesmo admitiu que já estavam derrotados, a não ser que usassem a Exclamação de Athena. Ou seja; o golpe de Shaka foi TOTALMENTE EFETIVO contra o Saga.

      Excluir
    2. Kkkk falo bosta cara, claro q o golpe de shaka foi efetivo, saga não estava usando a armadura de ouro e sim uma espectra não estava com seu poder total, aceitem shaka não venceria saga jamais, assista Saint Seiya Gold Soul e verá que saga foi o único a peitar e aguentar o poder de um Deus sozinho

      Excluir
  3. Que lixo fanboy do shaka o mais forte é o Aiolos de sagitário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vai discordar, apresente FATOS. Fundamente a sua resposta. Até porque, no Mangá CDZ eu já vi citações de Saga como sendo o mais forte; de Aiolia como sendo o mais forte; de Shaka como sendo o mais forte; de Dohko, de Aiolos... enfim. Apresente fundamentos pro que fala e eu discuto com vocês. Isso vale pros dois. Ah; e sem fanatismos, ok?

      Excluir
  4. Só uma correção: tanto no mangá quanto no anime Aiolia usou o relampago de plasma contra saga.

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa, Saga não usou explosao galatica contra Shaka, e teve uma clara oportunidade quando shaka toumou um susto com eles de costas. E Camus não usou execução aurora e teve uma clara oportunidade quando shaka se distraiu no golpe de shura. Eles usaram respectivamente outra dimensão e pó de diamante, técnicas inferiores. Estavam subestimando shaka, no minimo, ou realmente se contendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante a sua perspectiva. Na verdade, eu não acho que tenha sido questão de subestimar ou se conter. Penso que esses golpes, principalmente a EG de Saga, requerem uma quantidade e um acúmulo muito grande de cosmos pra serem lançados. E eles sabiam que ainda estavam apenas na metade do caminho e que do lodo de fora outros cavaleiros de ouro os esperavam. Prova disso é que nós não vemos Saga usando a EG o tempo inteiro, somente em momentos cruciais (como na luta contra Milo, por exemplo, em que eles estavam na iminencia de serem mortos pela Antares). De qualquer forma, eu realmente acho que mesmo que usassem as técnicas mais poderosas, Shaka teria plenas condições de bloquear a efetividade total desses golpes com o seu Khan (escudo). Inclusive a EG. Já o contrário não ocorreu. Shaka submeteu totalmente os três ao seu Tesouro do Céu.

      Excluir
  6. Shaka tem grande cosmo, sim!ISSO porque ele está sempre de olhos fechados acumulando energia, ao liberta essa força e abre uma brecha aquele que resistir a esse poder.

    ResponderExcluir
  7. Discordo plenamente que shaka seja o mais forte dos golds. E sim amigo blogueiro os 3 renegados claramente estavam se contendo contra shaka. A escalibur de shura quem já a viu abrindo fendas enormes no chão como no clássico estavam com mto mas mto menos poder destrutivo shura quebrou o escudo do dragao citado no anime como o mais forte e shaka o defendeu sem mtos danos. Camus não usou execução aurora seu golpe mais destrutivo usou pó de diamante seu golpe básico e por fim saga teve oportunidade de usar a explosão galática porém optou pelo outra dimensão. E pra finalizar as armaduras fazem sim um imensa diferença de porder nos cavaleiros olhem os bronzes quando usAM a armadura dourada suas capacidades também se elevam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a sua posição. Na verdade, eu não acho que tenha sido questão de subestimar ou se conter. Penso que esses golpes, principalmente a EG de Saga, requerem uma quantidade e um acúmulo muito grande de cosmos pra serem lançados. E eles sabiam que ainda estavam apenas na metade do caminho e que do lodo de fora outros cavaleiros de ouro os esperavam. Prova disso é que nós não vemos Saga usando a EG o tempo inteiro, somente em momentos cruciais (como na luta contra Milo, por exemplo, em que eles estavam na iminencia de serem mortos pela Antares). De qualquer forma, eu realmente acho que mesmo que usassem as técnicas mais poderosas, Shaka teria plenas condições de bloquear a efetividade total desses golpes com o seu Khan (escudo). Inclusive a EG. Já o contrário não ocorreu. Shaka submeteu totalmente os três ao seu Tesouro do Céu. O próprio Saga admitiu que já estavam derrotados, a não ser que usassem a Exclamação de Athena. Ou seja; o golpe de Shaka foi TOTALMENTE EFETIVO contra o Saga.

      Excluir
  8. Pra mim, de todos os posters falando a respeito do cavaleiro de ouro mais forte e poderoso, estou convicto que o seu é o mais fidedigno a obra original. Shaka é indescritível, o cara é divino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Tentei fazer uma análise fria e racional, com argumentos consistentes.

      Excluir
  9. Shaka nunca lutou pra quebrar a porra toda, e mesmo assim ele peitou 3 de uma vez. Ele é o mais foda e ponto final.

    ResponderExcluir
  10. Hum... ainda assim li por 2 vezes suas explicações, achei boa em sua maioria, mas ainda assim vc puxou para o lado de Shaka, literalmente, tentou mascarar mas não!!!

    Shaka é um dos mais fortes, em minha opinião, não discordo de quem o ache, ou ache o Saga, Dokho, Shion, Aiolia e Aiolos... estes são os mais... qq um deles teriam motivos para ficar em primeiro...

    Sapuris inferior a Armadura Dourada - Fato!

    Saga lutou a serio??? Impossível... Você ainda não entendeu que os 3 NÃO queriam matar Mu ou qq um dourado... apenas tentaram se livrar deles??? Não viu Shaka afirmando que seria impossível lutar contra 3 dourados... Shaka este de costas para Saga e ele hesita e quando resolve atacar outra dimensão??? Camus com o pó de diamante... acredito também que Shura diminui sua itensidade da excalibur... isso foi tão facil perceber que Shaka não tem meritos nenhum ali...
    Shaka ao abrir os olhos, seu cosmo se expande rapidamente, mas isso é porque ele se priva de um dos sentidos, por isso mantém um cosmo reservado... mas se fosse tão foda assim, Ikki não teria superado o cosmo de Shaka não concorda!!!

    Como disse acho bem argumentativo e valido seu post... ms deu uma puxadinha para o Shaka.

    continua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sapuris pode ser inferior em termos de resistência, sim eu concordo. Mas em nenhum momento a Sapuris restringe o cosmo de quem a usa. Nós vimos Saga lutando com todo o seu potencial. Isso é fato.
      Entendo a sua posição. Na verdade, eu não acho que tenha sido questão de subestimar ou se conter. Penso que esses golpes, principalmente a EG de Saga, requerem uma quantidade e um acúmulo muito grande de cosmos pra serem lançados. E eles sabiam que ainda estavam apenas na metade do caminho e que do lodo de fora outros cavaleiros de ouro os esperavam. Prova disso é que nós não vemos Saga usando a EG o tempo inteiro, somente em momentos cruciais (como na luta contra Milo, por exemplo, em que eles estavam na iminencia de serem mortos pela Antares). De qualquer forma, eu realmente acho que mesmo que usassem as técnicas mais poderosas, Shaka teria plenas condições de bloquear a efetividade total desses golpes com o seu Khan (escudo). Inclusive a EG. Já o contrário não ocorreu. Shaka submeteu totalmente os três ao seu Tesouro do Céu. O próprio Saga admitiu que já estavam derrotados, a não ser que usassem a Exclamação de Athena. Ou seja; o golpe de Shaka foi TOTALMENTE EFETIVO contra o Saga.

      Excluir
  11. Shaka bla bla bla... detém todo o conhecimento... mas ainda assim estava em duvidas sobre o arayashiki... e este negócio de mais perto de DEUS??? não era por ccausa do Arayashiki, por andar livre no inferno ou sua alma ainda ser livre... Aiolos foi antes e mesmo assim Hades não o ressucitou... além do que um combate entra muita coisa para definirmos quem é mais ou oque??? Acredito que Shaka não perde para nenhum dourado, porém ele também não vence todos... terminando em um combate de 1000 dias com alguns... lembrando que em uma batalha entre cavaleiros o que vai definir o vencedor, vai ser aquele que levantar mais alto o seu cosmo... vide Seiya contra Aldebarã... vide Ikki contra Shaka.

    ResponderExcluir
  12. Fico com o que Okada publicou em seu spin off... Aiolos é considerado o maior cavaleiro de todos os tempos ou algo mais ou menos isso (carece de fontes) não que ele seja o mais forte ou poderoso e sim por reunir todas as atribuições necessárias para ser considerado uma lenda... Shion mesmo rasgou elogios à Aiolos... só mesmo Saga ficou enciumado. E não venham me falar que Aiolos é mais fraco que Shura porque este o matou...

    Enfim... você tem bons argumentos... isso percebe-se.

    Abs,

    ResponderExcluir
  13. Anime - Não levaria em conta, mas é mencionado algumas vezes... ou argumenta para todos ou nada feito!

    Cassius segura Aiolia... porque Aiolia o não via como inimigo... ele só via o Seiya estava controlado...

    Shaka não subjugou Aioria e olha que parecia, eu disse parecia que Aioria estava em vantagem contra o virginiano.

    Shaka queria lutar contra Hades, só ele??? Dokho, Kanon, Milo, Aioria e Mu não???

    Saga e Aiolos são considerados os mais fortes da epoca, os outros ainda eram novos... o engraçado é que essa bosta do anime faz o Shura ser o mesmo dos tempos atuais contra Aiolos... Saga do Santuario ele tem 25 e tinha 12 anos quando matou Aiolos. são só 3 anos... DeathMask tinha 9, Aioria tinha 5 e o resto 7... e dai... o que vale são seus valores e os seus feitos...

    Milo é o mais rápido
    Aiolia possui o golpe mais rápido
    Aiolos tem a Destruição Infinita (Spin Off)
    Aioria tem Explosão de fotons... (Spin off)

    Na vdd é dificil e opinião pessoal de cada um... até mesmo quando o Kurumada posta o povo discorda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos por partes:
      1 - Como eu disse no início do Post, eu usei o anime e os Spins Off apenas para complementação e ratificação de fatos mostrados na obra original.
      2 - No mangá (a obra cânone), Cassius não chega nem perto de segurar efetivamente o Aiolia. O cavaleiro de Leão nem ao menos se move e repele Cássius com uma facilidade absurda. E Cássius, em desespero, se suicida. Mas no Anime eles deram uma dramatização e uma valorizada básica no poder do Cássius.
      3 - Shaka não lutou com todo o seu poder contra Aiolia. Na verdade, na obra inteira Shaka nunca ligou o foda-se contra ninguém e, mesmo assim, já se mostrou poderosíssimo. Sempre foi frio e compassivo durante suas lutas. Imagina se ele botasse pra quebrar de verdade, se lutasse com sangue nos olhos.
      4 - Todos queriam lutar contra Hades. E todos levariam um cacete. Mas Shaka, pelas características de seu poder e pelo seu domínio de cosmos, se julgou plenamente apto a encarar Hades de Igual pra igual. E percebe-se claramente que o autor do Mangá também teve essa visão. Isso fica bem claro quando o próprio Hades ficou surpreso ao sentir a intensidade do cosmo de Shaka quando este chegou ao inferno para confrontá-lo. Percebe-se na própria obra que Shaka está um nível acima dos demais.
      5 - Concordo com você quanto ao resto. Mas só acho que Aiolos nunca demonstrou poder pra tanta gente achar ele forte. Vamos ver nesse novo mangá (Episode Zero) que está sendo lançado se ele justifica essa fama de ser poderoso. Eu, pessoalmente, acho até que o Aiolia superou o cavaleiro de Sagitário. Mas vamos ver o novo mangá.

      Muito bom argumentar com você. Abraços.

      Excluir
  14. Na verdade não tem como saber qual o mais forte entre saga e shaka,pois o próprio anime traz contra-versas, porém vendo no anime quando os 3 renegados lançam ataque no Shaka ele apenas usa o kahn para se defender e acaba sendo ferido apenas superficialmente, alguns dizem que não queriam matar Shaka e tals,porém é notório que com o poder dos 3 ataques combinados fariam um grande estrago,,,, enfim acho q em uma luta man a man entre saga e Shaka ,acho q Shaka leva por ter ataque e defesa (muitos esquecem que Shaka possue uma defesa eficaz ) enquanto saga não conta com o mesmo, fora que shaka possui um ataque eficiente,Tesouro do céu ,
    Saga também possui o mais destrutivo ataque,mas acho que o Khan dava conta..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Eu não imagino, por exemplo, Milo ou Shura se defendendo com tanta efetividade do ataque de três cavaleiros de ouro combinados quanto Shaka. A defesa de Shaka é muito forte. Por isso eu acredito que nem mesmo a EG de Saga teria efetividade completa contra a defesa de Shaka. Talvez até ferisse o cavaleiro de Virgem, mas não de forma a derrotá-lo. Já o contrário... Shaka submeteu totalmente os três ao seu Tesouro do Céu. O próprio Saga admitiu que já estavam derrotados, a não ser que usassem a Exclamação de Athena. Ou seja; o golpe de Shaka foi TOTALMENTE EFETIVO contra o Saga.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Parece não curtir muito o Shura, hein? Sempre como muitas referências negativas nas comparações com os outros dourados, usando principalmente a saga de Hades, onde os dourados renegados estavam tentando enganar todos. Claro que ali Shura não iria usar todo o seu poder arrancando cabeças e detonando ainda mais o já escasso exército da deusa Athena.

    De resto, muitos e muitos achismos. O que as obras mostram e dizem é que os mais poderosos eram Aiolos, Saga, Shura e Camus. Temos Shion e Dohko como lendários. O resto são conjecturas.

    ResponderExcluir
  17. nao existe isso cavaleiro mais poderoso so o autor puxa saco

    ResponderExcluir
  18. chaka na minha opiniao esta um passo a frente so isso mas saga e muito forte e um tangue

    ResponderExcluir
  19. Shaka >>> Todos os outros 11

    Até outro dia, Saguetes vagabundas.

    ResponderExcluir
  20. A sua lista é muito parecida com a minha... exceto pelos 3 primeiros colocados rsrs

    ResponderExcluir
  21. Lista mais ou menos ...
    Nem preciso me estender muito, so farei uma pergunta, quais os cavaleiros de ouro que voltariam a batalha depois que saga de gêmeos usasse o poder "outra dimensão " ?? O resto da análise de uma batalha vc tira por força e defesa bruta ultimo fator é experiência.
    Por isso minha lista ficaria entre os 5 cavaleiros de ouro mais fortes:

    1° Shaka
    2° Saga
    3° Mú
    4° Dohko
    5° Aiolia

    ResponderExcluir