quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

COMPRA - Carros Antigos X Carros Modernos

Dois mundos, duas realidades, duas mentalidades! De um lado os semi-novos. Muito perfeitos, muito tecnológicos, muito eletrônicos, muito iguais, muito cinzas, muito estéreis. Do outro, os antigos. Imperfeitos, incompletos, alguns enferrujados, coloridos, históricos, com alma, apaixonantes!

Verdade seja dita: em boa parte das vezes, quem compra ou vende semi-novos não necessariamente gosta de automóveis. Procura um meio de transporte. Importa ter ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos,... kit visibilidade(!?!). Poderia ser um sapato, um camisa, um eletrodoméstico... é mercadoria. Que fique claro: é assim em boa parte das vezes, não sempre!

Com carro antigo a conversa é outra! Quem gosta é apaixonado por automóveis. Deve ser o famoso “ferrugem nas veias”! O que vale é a história curiosa daquele exemplar, cujo antigo proprietário, já falecido, foi seu único dono. Ou da raridade, que ficou por trinta anos num celeiro, servindo de poleiro para as galinhas. Não é meio de transporte. É paixão, é curtição. Pouco importam os acessórios de série. Pode ter a simplicidade de um Fusca, o luxo de um Cadillac, a esportividade de um Porsche, a potência de um V8, a elegância de um Jaguar. Sendo antigo, está valendo! O que interessa o estado de conservação? Caindo aos peçados ou impecável. É olho no olho, afinidade de almas. Sim, porque carro antigo não é mercadoria, é ser vivo! Tem alma, tem personalidade, tem nome, tem apelido. É carregado de história, que conhecemos ou imaginamos quando olhamos para ele. Converse com qualquer colecionador, tenha ele 1 ou 15 carros.

Um comentário: