quarta-feira, 31 de março de 2010

Efeito MTV - Capital Inicial

Umas das bandas mais importantes do cenário rock de Brasília. O grupo surgiu logo após a separação do Aborto Elétrico, com o Fê Lemos e o Flávio Lemos criando o Capital Inicial, e a Legião Urbana com o Renato Russo.

Infelizmente o Capital Inicial atualmente, logo após a gravação do “famigerado” Acústico MTV, se rendeu ao pop, perdendo sua verdadeira essência “rock” do passado.

Me lembro muito bem dos 2 shows acústicos que eu assisti (2000 e 2001). No primeiro só encontrava o público da geração rock da banda… logo em 2001, já surgiram os fãs MTV, com faixinhas na cabeça em ode ao Dinho Ouro Preto e crendo que Natasha era o maior sucesso da banda. Sinceramente este segundo show que estive presente me decepcionou.

Hoje admito que não compro mais os albúns atuais da banda. Prefiro viver na nostalgia do movimento rock da banda.

Loro Jones (ex-guitarrista) do Capital deixou a banda logo após esse período, alegando que só retornaria ao grupo quando eles resgatassem a verdadeira essência que os levaram ao sucesso. Segundo Loro, ele não se conformava ao ouvir os gritos do público: “Loro… bonito e gostosão”. Ele mesmo se achava feio e isso o incomodou demais.

Bem, achei a atitude de Loro Jones a mais correta de todas.

sexta-feira, 26 de março de 2010

FILMES QUE TODOS PRECISAM VER - 1: Alien - O Oitavo Passageiro (1979)



Filme de 1979, diigido magistralmente por Ridley Scott.

Filme denso e tenso até o último segundo. O slogan de "Alien, o Oitavo Passageiro"é levado ao pé da letra: no espaço ninguém pode ouvir você gritar. Mesmo.

Quando uma nave-cargueiro pára em um asteróide aparentemente desolado, um dos tripulantes é atacado e tem um embrião do monstro alojado em seu corpo. Com isso tem início o terror dos tripulantes da nave Nostromo. O monstro começa a caçar pessoa por pessoa, tem uma baba corrosiva e é assustadoramente nojento e horripilante.

O elenco é liderado por Sigourney Weaver, que interpreta Helen Ripley, uma mulher determinada e forte. Ripley é uma das poucas heroínas da ficção-científica do cinema. Sigourney fica com a cara amedrontada e angustiada durante o filme todo, assim como o resto do elenco. Isso não é ruim, pelo contrário. Aumenta ainda mas a tensão já quase insuportável do filme.

Ridley Scott consegue criar um clima angustiante dentro da nave Nostromo. Cada barulhinho e cada ruído deixam o espectador com os nervos à flor da pele. Você espera pelo pior, mas não sabe QUANDO e COMO isso vai acontecer. E quando acontece, é fulminante. O roteiro deixa os personagens sem escapatória, como se o único destino de cada um fosse morrer sofridamente nas mandíbulas do bichão.

As cenas sempre são acompanhadas do mais profundo silêncio. Só se ouve a respiração ofegante dos personagens. O suspense vai aumentando e aumentando cada vez mais. O filme inteiro se passa dentro da Nostromo, colaborando para o clima sufocante. Outro detalhe: nós quase não vemos o alien. Esse é um truque que foi utilizado por Spielberg em "Tubarão" e funciona perfeitamente aqui. Há cenas memoráveis, como a cena do "parto" do alien. Terror puro.

Por ser o primeiro da série Alien (e que influenciou um monte de filmes parecidos), "Alien - o Oitavo Passageiro" tem uma originalidade impressionante. Está aqui a origem dos filmes de monstros das décadas de 80 e 90.

É um filme terrivelmente assustador, como poucos do gênero conseguiram. É inteligente, a usa do terror-psicológico para criar um clima inesquecível de suspense. Sem dúvida, um filmão!

Mas assistam de noite, e legendado pra não perder a edição de som original.

terça-feira, 23 de março de 2010

Família Addams de volta! Com Tim Burton! Em 3D!

Pra ser mais do que isso, só se o Raul Julia aparecesse vivo e voltasse como o patriarca dos Addams...


Apesar desse desejo dos nerds que nasceram nos anos 80, a idéia de Burton é recomeçar a franquia sem nenhuma relação com os filmes anteriores. Então esqueçam, Christina Ricci de volta como uma Wednesday adulta...

Na verdade, a maior referência do diretor seria a clássica série dos anos 60. Aqui traduzida como Família Monstro, trazia uma família comum exceto pelo fato que eram... Monstros. Dãaa...

sexta-feira, 5 de março de 2010

COMEMOREM!!! Zé do Caixão voltará às telas em 2011

Tava eu dando uma olhada na net e me deparei com uma notícia muito bacana.

Depois de lançar Encarnação do Demônio em 2008, José Mojica Marins está voltando à ativa para rodar um novo filme, inspirado em uma lenda urbana de Pouso Alegre, Minas Gerais.

O clássico personagem Zé do Caixão agora depara com o Corpo Seco, "causo" que teria acontecido em 1900, no sul de Minas. A história, que é considerada verídica por muitos moradores da cidade, fala sobre um homem muito ruim que vivia com sua família em um casarão e maltratava a mãe e alguns animais. Com o passar dos anos, ele teria ficado doente e definhado até a morte em um quarto nos fundos da casa. Depois de enterrado, o corpo em pele e osso sempre voltava à superfície, exposto em cima da cova.

A trama do filme será baseada no livro infanto-juvenil escrito por Mariângela Padilha, que mistura relatos dos habitantes da cidade à ficção, porém adaptado ao público adulto, incluindo perseguições policiais e tortura. "A ideia é contar a história do Corpo Seco, um ser do mal, que se transformará em um estuprador e fará várias vítimas, mas que será derrotado pelo Zé do Caixão", declarou o cineasta ao portal mineiro Uai.

O filme já tem roteiro pronto e o orçamento da produção será de R$ 2,5 milhões. As filmagens começam em setembro, em Pouso Alegre, com previsão de lançamento para 2011.

O que eu acho?

Cara... o Mojica é um sobrevivente. Ele copnseguiu levar às telas, com muito sacrifício e de forma quase artezanal, a sua trilogia. Isso ao longo de trinta anos de muita luta e praticamente sem nenhum apoio estatal. Me alegra muito saber dessa notícia. O cara merece respeito.

Fonte: Omelete