sexta-feira, 26 de março de 2010

FILMES QUE TODOS PRECISAM VER - 1: Alien - O Oitavo Passageiro (1979)



Filme de 1979, diigido magistralmente por Ridley Scott.

Filme denso e tenso até o último segundo. O slogan de "Alien, o Oitavo Passageiro"é levado ao pé da letra: no espaço ninguém pode ouvir você gritar. Mesmo.

Quando uma nave-cargueiro pára em um asteróide aparentemente desolado, um dos tripulantes é atacado e tem um embrião do monstro alojado em seu corpo. Com isso tem início o terror dos tripulantes da nave Nostromo. O monstro começa a caçar pessoa por pessoa, tem uma baba corrosiva e é assustadoramente nojento e horripilante.

O elenco é liderado por Sigourney Weaver, que interpreta Helen Ripley, uma mulher determinada e forte. Ripley é uma das poucas heroínas da ficção-científica do cinema. Sigourney fica com a cara amedrontada e angustiada durante o filme todo, assim como o resto do elenco. Isso não é ruim, pelo contrário. Aumenta ainda mas a tensão já quase insuportável do filme.

Ridley Scott consegue criar um clima angustiante dentro da nave Nostromo. Cada barulhinho e cada ruído deixam o espectador com os nervos à flor da pele. Você espera pelo pior, mas não sabe QUANDO e COMO isso vai acontecer. E quando acontece, é fulminante. O roteiro deixa os personagens sem escapatória, como se o único destino de cada um fosse morrer sofridamente nas mandíbulas do bichão.

As cenas sempre são acompanhadas do mais profundo silêncio. Só se ouve a respiração ofegante dos personagens. O suspense vai aumentando e aumentando cada vez mais. O filme inteiro se passa dentro da Nostromo, colaborando para o clima sufocante. Outro detalhe: nós quase não vemos o alien. Esse é um truque que foi utilizado por Spielberg em "Tubarão" e funciona perfeitamente aqui. Há cenas memoráveis, como a cena do "parto" do alien. Terror puro.

Por ser o primeiro da série Alien (e que influenciou um monte de filmes parecidos), "Alien - o Oitavo Passageiro" tem uma originalidade impressionante. Está aqui a origem dos filmes de monstros das décadas de 80 e 90.

É um filme terrivelmente assustador, como poucos do gênero conseguiram. É inteligente, a usa do terror-psicológico para criar um clima inesquecível de suspense. Sem dúvida, um filmão!

Mas assistam de noite, e legendado pra não perder a edição de som original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário